Avançar para o conteúdo principal
Texto de opinião: "Os jovens e a importância da imagem"

     Hoje em dia, a imagem é muito importante para os jovens, sobretudo para os adolescentes que estão a passar por uma fase de mudança que lhes traz bastante insegurança acerca da sua aparência.

     Querendo ou não, somos todos bastante influenciados pelo que vemos nas redes sociais ou na publicidade, em especial pelas imagens que nos parecem ser tão perfeitas. Mas, na verdade, o que vemos são só pessoas a quererem ser perfeitas, aplicando filtros, ou até edição profissional nas fotos, fazendo marketing enganoso que na realidade é só uma ilusão. Ao entrarmos numa rede social, por exemplo o Instagram, deparamo-nos com fotos de modelos perfeitos ou influencers e dizemos “Uau, que beleza!”, mas nunca podemos ver realmente o que a pessoa é. Nunca olhamos para uma foto e vemos a real personalidade ou o verdadeiro aspeto físico de alguém.

     Na nossa opinião, as pessoas não deveriam querer mostrar algo que não são, pois isso pode distorcer a personalidade e afetar os seus seguidores e pessoas em todo o mundo. Há pessoas que ficam obcecadas com a imagem ao verem a perfeição, que na realidade não existe e na qual não se encaixam. Muitas chegam a suicidar-se ou a entrar em depressão profunda, pois sentem ansiedade e obsessão por mudar o seu corpo (seja através da edição de imagem ou de cirurgias), sofrem com anorexias por quererem ser mais magras e muito mais.

     Sim, a verdade é que devemos tratar do nosso corpo, mas não tornar isso uma obsessão. Devemo-nos valorizar, ter amor-próprio e autoestima.

     Concluindo, não nos devemos massacrar com as coisas que vemos na internet ou nas revistas, pois ninguém é realmente perfeito. Todos temos os nossos defeitos e a nossa beleza, como diz a Madalena Almeida “Todo o mundo é perfeito do seu próprio jeito!”.

Madalena Almeida
Marta Martins
8.ºA











Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feliz Aniversário,Tim Tim!

Na passada sexta-feira a nossa mascote, Tim Tim, fez 85 anos! O seu criador, Hergé, criou-o a 10 de janeiro de 1929. Apareceu pela primeira vez num suplemento juvenil  (Le Petit Vingtième)  para o jornal de Bruxelas Le Vingtième Siècle.  A data calhou numa quinta-feira, o dia da semana em que o suplemento foi publicado. Naquela época, as crianças tinham as quintas-feiras de folga da escola, compensando o facto de terem aulas aos sábados. André Manso 6º E

Atividade "Un petit câlin / Um gesto de ternura"

  Durante o passado mês de novembro, decorreu uma recolha de produtos de higiene para bebé intitulada "Un petit câlin / Um gesto de ternura" dinamizada no âmbito do Departamento de Línguas do AEA. As professoras Isabel Nery e Isabel Alves foram entregar os produtos recolhidos à Associação Ajuda de Mãe, em Santarém, e agradecem aos alunos, encarregados de educação e colegas que ajudaram a tornar esta atividade possível, ajudando a ajudar. Um grande bem-haja!

Dia da Alimentação

  Decorreu no passado dia 16 de outubro a comemoração do Dia da Alimentação. A Escola Secundária Marquesa de Alorna assinalou esta data com uma degustação de fruta fresca. Esta atividade contou com a parceria da Câmara Municipal e da empresa Alcides Catroga, que ofereceram a fruta. Cerca de 1200 alunos do sétimo ao décimo segundo anos participaram nesta degustação. O nosso blogue deixa aqui um apontamento fotográfico do evento. Texto e fotos de Beatriz Fernandes, 10.ºB.