Avançar para o conteúdo principal
Visita de estudo...



Febo Moniz visita a Batalha
No dia 3 de fevereiro seis turmas do 8ºano (A, C, E, F, G e H), da Escola EB 2,3 Febo Moniz de Almeirim, foram em visita de estudo ao CIBA (Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota) e ao Mosteiro da Batalha.
A visita foi realizada no âmbito das disciplinas de História, Geografia, Inglês, Ciências Naturais e Educação Visual, envolvendo 120 alunos, 16 professores e 1 assistente operacional. Esta visava consolidar conhecimentos relativos à Crise de 1383-85, à Dinastia de Avis e à Ínclita Geração; às características do estilo gótico; contactar com várias realidades do espaço urbano e a sua interligação; realizar um inquérito para averiguar algumas características da população da Batalha; reconhecer os efeitos ambientais e biológicos sobre a pedra do Mosteiro e questionar ou conversar com turistas ingleses.
No CIBA, os discentes tiveram a oportunidade de ver o local onde decorreu a Batalha de Aljubarrota, em 14 de agosto de 1385, que foi determinante na independência dos portugueses. Os alunos puderam recuar no tempo ao experimentar alguns dos instrumentos de guerra (espada, besta, elmo, arco…) utilizados na altura: parecia uma aula de história ao vivo. Este ambiente medieval em que mergulhámos teve o seu momento alto com o filme interativo sobre a luta com os castelhanos. Esta apresentação foi muito verosímil: do campo de batalha emerge um livro/ecrã que conta a história do confronto militar de Aljubarrota, proporcionando aos alunos um momento inesquecível.
O outro local visitado foi o Mosteiro da Batalha. No largo envolvente ao mesmo, os alunos fizeram um questionário geográfico à população, com o objetivo de recolher dados demográficos. De seguida, o professor Luís Batista fez uma visita guiada ao Mosteiro, onde destacou os túmulos de D. João I e de D. Filipa de Lencastre, as Capelas Inacabadas, os dois Claustros, a Sala do Capítulo (onde atualmente está o túmulo do Soldado Desconhecido, homenagem da pátria portuguesa aos seus mortos), o Refeitório e a Cozinha, dizendo mesmo que este é um dos monumentos mais bonitos do nosso país.
Foi um dia diferente que proporcionou um convívio agradável entre todos. E assim é mais fácil aprender…
Texto: Miguel Valverde

 


Fotos: Profª Fátima Condeço

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Feliz Aniversário,Tim Tim!

Na passada sexta-feira a nossa mascote, Tim Tim, fez 85 anos! O seu criador, Hergé, criou-o a 10 de janeiro de 1929. Apareceu pela primeira vez num suplemento juvenil  (Le Petit Vingtième)  para o jornal de Bruxelas Le Vingtième Siècle.  A data calhou numa quinta-feira, o dia da semana em que o suplemento foi publicado. Naquela época, as crianças tinham as quintas-feiras de folga da escola, compensando o facto de terem aulas aos sábados. André Manso 6º E

Atividade "Un petit câlin / Um gesto de ternura"

  Durante o passado mês de novembro, decorreu uma recolha de produtos de higiene para bebé intitulada "Un petit câlin / Um gesto de ternura" dinamizada no âmbito do Departamento de Línguas do AEA. As professoras Isabel Nery e Isabel Alves foram entregar os produtos recolhidos à Associação Ajuda de Mãe, em Santarém, e agradecem aos alunos, encarregados de educação e colegas que ajudaram a tornar esta atividade possível, ajudando a ajudar. Um grande bem-haja!

Campanha "Doar não dói"

   O Clube de Jornalismo e Comunicação participou na iniciativa “Doar não Dói”, do Projeto de cidadania e desenvolvimento, da turma 12.º D, que decorreu entre os dias 24 e 28 de abril, com o objetivo de apoiar o serviço de pediatria do Hospital Distrital de Santarém. A campanha visava a doação de brinquedos e materiais pedagógicos que podiam ser entregues no bloco A da escola secundária Marquesa de Alorna.  O nosso Clube doou alguns livros, ficando aqui o registo desta doação.  Colaboração de Beatriz Fernandes e Hélia Monteiro, do 9.º H