Avançar para o conteúdo principal

Entrevista ao Diretor

José Carreira, Diretor do Agrupamento de Escolas de Almeirim, iniciou o seu segundo mandato à frente desta unidade orgânica no ano letivo de 2017-2018. A instituição, prestes a completar seis anos de existência, tem como lema “Formar para o Futuro” e procura preparar os seus alunos para a continuidade dos estudos no ensino superior ou para o ingresso no mercado de trabalho. Para sabermos um pouco mais sobre o Diretor e o Agrupamento de Escolas de Almeirim, o Clube do Jornalismo solicitou uma entrevista, a qual foi gentilmente concedida.

Porque é que escolheu o ramo da educação?
Foi por acaso.

Por acaso?
Porque é que sou professor, será isso?

Sim.
Sou professor porque, a determinada altura da minha vida, obtive habilitações para lecionar numa época em que era difícil arranjar professores. Então concorri, fui colocado e, a partir desse momento, ganhei o bichinho… e fui ganhando gosto pela profissão. Enfim, fui progredindo, até que a, uma determinada altura da vida, apareceu o momento certo e candidatei-me a diretor do Conselho Executivo.

Como é que chegou ao cargo de diretor?
No meu percurso da carreira docente, a determinado momento, resolvi fazer uma especialização em Administração Escolar. Na altura, o meu objetivo era poder progredir na carreira em termos de escalão e de vencimento. A partir daí, tendo as habilitações, chegou o momento em que surgiu uma ocasião, e lembrando-me de que tinha a formação que me permitia concorrer ao cargo de gestão, concorri.

Está satisfeito com o Agrupamento?
Sim, estou satisfeito com o Agrupamento.

Não há nenhuma medida que tenha, ou ache necessária, para melhorar as escolas?
Há sempre muitas medidas… Para já, não há uma satisfação total nunca, podemos sempre melhorar. E depois nós podemos sonhar, mas para isso temos de ter condições e, às vezes, as necessidades são infinitas e os recursos são limitados e, portanto, não é fácil melhorar tudo aquilo que queremos, vai-se tentando fazer o possível e, hoje em dia, isso significa fazer mais com menos.

Como é que considera o desempenho dos alunos?
O desempenho dos alunos é normal. Há alunos bons, menos bons, maus em termos de comportamento e de aproveitamento, mas o nosso objetivo como escola pública é dar resposta a todos os alunos fazendo com que eles, de certa forma, adquiram as competências tanto na parte pedagógica como na parte social. Portanto, sair daqui homens e mulheres com H grande é o nosso objetivo.

O que é que acha que está primeiro, e, consequentemente, o que acha que é mais importante, o bem-estar físico e psicológico dos alunos ou o sucesso escolar?
É o bem-estar físico e psicológico dos alunos sempre em primeiro e, se isso acontecer, naturalmente que o sucesso escolar vem. O que eu disse em primeiro lugar foi competências sociais – saberem relacionar-se, saber estar, saber respeitar. Muitas dessas coisas devem vir de casa e, se eles souberem e tiverem essas competências sociais, depois a parte escolar também é sempre boa.

Tem algo que queira dizer aos alunos que vão realizar exame este ano?
Não, o que quero dizer é que todos os dias são importantes, não é só o dia do exame. Mais importante são os dias antes dos exames porque, como se costuma dizer, os alunos organizados, chegam à altura dos exames e até abrandam o seu estudo; os menos organizados é que estão ali a fazer noitadas nas vésperas dos exames. Todos os dias são importantes e se, desde o primeiro ao último dia estiverem com atenção, fizerem os trabalhos de casa, os alunos depois conseguem não andar tão stressados. Mas, como se costuma dizer, quem não ganha stresse antes do exame também é irresponsável, e os corajosos não são aqueles que não têm medo, são aqueles que têm medo, mas conseguem enfrentar as dificuldades.


Entrevista realizada no dia 22 de maio de 2018
Filipa Garcia, aluna da turma 12º E/F
Maria Isabel Alves, Coordenadora do Clube de Jornalismo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feliz Aniversário,Tim Tim!

Na passada sexta-feira a nossa mascote, Tim Tim, fez 85 anos! O seu criador, Hergé, criou-o a 10 de janeiro de 1929. Apareceu pela primeira vez num suplemento juvenil  (Le Petit Vingtième)  para o jornal de Bruxelas Le Vingtième Siècle.  A data calhou numa quinta-feira, o dia da semana em que o suplemento foi publicado. Naquela época, as crianças tinham as quintas-feiras de folga da escola, compensando o facto de terem aulas aos sábados. André Manso 6º E

Atividade "Un petit câlin / Um gesto de ternura"

  Durante o passado mês de novembro, decorreu uma recolha de produtos de higiene para bebé intitulada "Un petit câlin / Um gesto de ternura" dinamizada no âmbito do Departamento de Línguas do AEA. As professoras Isabel Nery e Isabel Alves foram entregar os produtos recolhidos à Associação Ajuda de Mãe, em Santarém, e agradecem aos alunos, encarregados de educação e colegas que ajudaram a tornar esta atividade possível, ajudando a ajudar. Um grande bem-haja!

Campanha "Doar não dói"

   O Clube de Jornalismo e Comunicação participou na iniciativa “Doar não Dói”, do Projeto de cidadania e desenvolvimento, da turma 12.º D, que decorreu entre os dias 24 e 28 de abril, com o objetivo de apoiar o serviço de pediatria do Hospital Distrital de Santarém. A campanha visava a doação de brinquedos e materiais pedagógicos que podiam ser entregues no bloco A da escola secundária Marquesa de Alorna.  O nosso Clube doou alguns livros, ficando aqui o registo desta doação.  Colaboração de Beatriz Fernandes e Hélia Monteiro, do 9.º H