sábado, 28 de março de 2015

Mais uma atividade realizada no nosso Agrupamento...
 Visita de estudo a Coimbra e Conímbriga

 No passado dia 24 de Fevereiro, 3 turmas do 7º Ano (D, E e F) realizaram uma visita de estudo de Ciências Físico-químicas, Ciências Naturais e História. Nela, visitaram o Centro de Ciência Viva de Coimbra e o Museu Monográfico de Conímbriga, onde estão expostas as peças arqueológicas da mesma cidade romana.
 Saímos de Almeirim por volta das 8H30 e chegámos a Coimbra às 10H00.
Iniciámos a visita vendo um pequeno filme em 3D sobre as moléculas da água no nosso organismo. Em seguida, dirigimo-nos à secção das experiências, que estavam divididas em grupos: a matemática, as cores, os sons e as luzes. Em seguida, fomos para uma pequena tenda-planetário onde foram projetadas as estrelas e o sistema solar sobre o teto da tenda que representava o firmamento. No final da projeção, que demorou mais ou menos 20 minutos, deixaram-nos explorar as experiências por conta própria.
Quando a visita acabou, voltámos para o autocarro e fomos para Conímbriga. Almoçámos e depois iniciámos a visita guiada pelo museu. No museu encontravam-se peças, mosaicos, moedas, entre outras coisas, que pertenceram ao povo romano e que foram encontradas naquela cidade.
Depois fomos ver os restos arqueológicos da cidade romana. Havia uma muralha que delimitava as ruínas. Estas eram, sobretudo, de casas mas também havia as das termas romanas. O nosso guia explicou-nos para que servia cada coisa que observámos.
O último edifício que visitámos foi a “casa dos repuxos” onde pudemos ver uma canalização em funcionamento, com cerca de 2000 anos, formando belos jogos de água.
Foi uma visita muito educativa.
Maria Duarte, 7.º F




 

Sem comentários:

Enviar um comentário