sábado, 24 de janeiro de 2015



As atividades do nosso Agrupamento continuam...

Marquesa de Alorna visita Lisboa

No passado dia 6 de Janeiro realizou-se uma visita de estudo rumo a Lisboa.
A visita agrupava as disciplinas de História, Português e Geografia, tendo sido destinada aos alunos do nono ano de escolaridade.
Esta visita iniciou-se no “Museu do Combatente” onde é feita a homenagem aos combatentes que serviram Portugal no antigo Ultramar e em todas as guerras da História Portuguesa.
Este museu, para além da monumentalidade do espaço (junto à Torre de Belém), apresenta três núcleos expositivos ao ar livre com equipamentos relativos às Forças Armadas Portuguesas, duas exposições interiores e ainda exposições temporárias de pintura, escultura e fotografia. Tivemos a possibilidade de visitar os espaços supracitados. Contudo, o objetivo principal do nosso estudo foi visitar o interior de uma trincheira da 1ª Guerra Mundial, recriada no Museu. Este aspeto foi muito do agrado de todos.
De seguida, dirigimo-nos ao jardim da Praça do Império, junto ao Mosteiro dos Jerónimos onde decorreu o almoço.
Após o mesmo, a visita direcionou-se para o Colégio Pedro Arrupe, onde tivemos a oportunidade de assistir à peça teatral “O Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. Este autor, nas suas obras, retrata a sociedade portuguesa do século XVI, abordando temas sempre atuais, satirizando, à sua maneira, a sociedade do seu e do nosso tempo.
Esta visita de estudo contou com a presença de 8 turmas do 9º ano (A, B, C, D, E, F, G, e H) e uma turma de CEF (Curso de Educação e Formação), num total de 162 alunos. Os discentes deslocaram-se em 4 autocarros, acompanhados por 18 professores.
Adriana Zola , 9º E , nº 1




Sem comentários:

Enviar um comentário