Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Árvore



Passam 142 anos desde a primeira vez que o Dia da Árvore foi celebrado. O responsável por este feito foi o norte-americano Julius Sterling Morton que, em 1872, lutava contra a desflorestação no estado do Nebraska.
Ao longo dos anos a pegada ambiental humana vai deixando rastos no nosso planeta e, à medida que cada vez mais árvores desaparecem, as emissões de dióxido de carbono aumentam. Isto levou a que a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) tenha criado, a 21 de março, o Dia Mundial da Floresta em 1972, celebrando o aspeto ambiental e ecológico das árvores, organismos demasiado importantes para uma melhor qualidade de vida no nosso dia-a-dia, mas várias vezes esquecidos.
Plantar árvores é um ato simples, mas com influência na vida do planeta. Assim, contribui para a promoção da biodiversidade e, em simultâneo, ajuda a travar o aquecimento global já que, em média, uma única árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono, ao longo da sua vida.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, os produtos florestais contribuem com cerca de 468 bilhões de dólares por ano para a economia global. A ONU aponta que as florestas empregam atualmente 60 milhões de pessoas no setor.


Daniela Florêncio 10ºB Nº7

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Feliz Aniversário,Tim Tim!

Na passada sexta-feira a nossa mascote, Tim Tim, fez 85 anos! O seu criador, Hergé, criou-o a 10 de janeiro de 1929. Apareceu pela primeira vez num suplemento juvenil (Le Petit Vingtième) para o jornal de Bruxelas Le Vingtième Siècle. A data calhou numa quinta-feira, o dia da semana em que o suplemento foi publicado. Naquela época, as crianças tinham as quintas-feiras de folga da escola, compensando o facto de terem aulas aos sábados.


André Manso 6º E







Projeto Erasmus + 
    Durante a semana de 29 de abril a 3 de maio, o Agrupamento de Escolas de  Almeirim recebeu as escolas parceiras do projeto "Lifelong Education and Guidance". 
    Na última mobilidade deste projeto, professores e alunos de Espanha, Itália, Roménia e Portugal  trabalharam em conjunto na realização de atividades desenvolvidas desde setembro de 2017. Salienta-se que alguns dos objetivos são a partilha de boas práticas e a implementação de projetos nas escolas, com vista ao desenvolvimento dos alunos em vários domínios e à sua preparação/educação para o futuro.     Foi no âmbito desta partilha de boas práticas que se procedeu, no dia 2 de maio, à sessão de lançamento do manual "Emocionário - Projeto de Promoção de Competências Socioemocionais em Contexto Escolar", na Escola Secundária Marquesa da Alorna. Este manual serve de suporte às práticas letivas, de modo a que todos os professores possam aplicar, em contexto de aula, atividades que vão ao en…
VII Concurso de Fotografia do Agrupamento de Escolas de Almeirim
     Realizou-se na passada quarta-feira, dia 24 de abril, pelas 17h, a entrega dos prémios referentes ao Concurso de Fotografia promovido pelo AEA, cuja Exposição se encontra patente ao público no átrio da escola Febo Moniz.     Os vencedores do Concurso de 2019 foram os seguintes: 1.º Joana Duarte; 2.º Afonso Figueiredo; 3.º Vasco Neto.
     O Clube de Jornalismo dá os Parabéns a todos os participantes e, em especial, aos vencedores.