Avançar para o conteúdo principal



Bélgica

Congolês quer proibição de livro 'racista' de Tintim

Um congolês a residir na Bélgica está a tentar a proibição da venda no país do livro "Tintim no Congo", por apresentar estereótipos raciais e "levar as pessoas a pensar que os negros não evoluíram".
Segundo avança a edição de hoje da BBC Brasil, um homem de nacionalidade congolesa, que reside na Bélgica, está a tentar junto da justiça a proibição da venda do popular livro de Hergé, "Tintim no Congo".
O congolês, Bienvenu Mbutu, considera que o livro "faz as pessoas pensar que os negros não evoluíram". Em declarações ao correspondente da BBC em Bruxelas, Mbutu afirmou que está a pedir aos tribunais belgas que proíbam a venda do livro mas, se não o conseguir, diz ficar satisfeito se o vir nas prateleiras das livrarias belgas com uma advertência semelhante às usadas em Inglaterra para estes casos, adianta a BBC Brasil.
As histórias de Tintim já foram várias vezes criticadas por representarem estereótipos raciais grosseiros e há três anos, a Comissão para a Igualdade Racial da Grã-Bretanha chegou a pedir a proibição do referido livro, afirmando que o mesmo continha imagens e "palavras de preconceito racial hediondo, onde os 'nativos' africanos são retratados como macacos e falam como imbecis", informa ainda a BBC Brasil.
As edições britânicas da obra são actualmente vendidas com um selo de papel que adverte o público para conteúdos que podem ser considerados ofensivos.
A BBC Brasil relembra ainda que o próprio autor do livro, Hergé, que o escreveu na década de 20, chegou a afirmar mais tarde que o mesmo tinha sido um pecado de juventude e reflectia os preconceitos da época.
In DN Artes
28 de Abril de 2010


Como podes ver, pela notícia transcrita, a nossa mascote anda envolvida em polémicas. O importante a reter é que todos devemos ser tolerantes com os outros e respeitar as suas diferenças, sejam elas quais forem. O próprio autor reconheceu a sua atitude irreflectida ao desvalorizar as características de outro povo. Isto foi na década de 20 do século XX, agora já estamos na década de 10 do século XXI, avancemos para uma atitude cada vez mais tolerante!
Clube de Jornalismo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feliz Aniversário,Tim Tim!

Na passada sexta-feira a nossa mascote, Tim Tim, fez 85 anos! O seu criador, Hergé, criou-o a 10 de janeiro de 1929. Apareceu pela primeira vez num suplemento juvenil (Le Petit Vingtième) para o jornal de Bruxelas Le Vingtième Siècle. A data calhou numa quinta-feira, o dia da semana em que o suplemento foi publicado. Naquela época, as crianças tinham as quintas-feiras de folga da escola, compensando o facto de terem aulas aos sábados.


André Manso 6º E







Projeto Erasmus + 
    Durante a semana de 29 de abril a 3 de maio, o Agrupamento de Escolas de  Almeirim recebeu as escolas parceiras do projeto "Lifelong Education and Guidance". 
    Na última mobilidade deste projeto, professores e alunos de Espanha, Itália, Roménia e Portugal  trabalharam em conjunto na realização de atividades desenvolvidas desde setembro de 2017. Salienta-se que alguns dos objetivos são a partilha de boas práticas e a implementação de projetos nas escolas, com vista ao desenvolvimento dos alunos em vários domínios e à sua preparação/educação para o futuro.     Foi no âmbito desta partilha de boas práticas que se procedeu, no dia 2 de maio, à sessão de lançamento do manual "Emocionário - Projeto de Promoção de Competências Socioemocionais em Contexto Escolar", na Escola Secundária Marquesa da Alorna. Este manual serve de suporte às práticas letivas, de modo a que todos os professores possam aplicar, em contexto de aula, atividades que vão ao en…
VII Concurso de Fotografia do Agrupamento de Escolas de Almeirim
     Realizou-se na passada quarta-feira, dia 24 de abril, pelas 17h, a entrega dos prémios referentes ao Concurso de Fotografia promovido pelo AEA, cuja Exposição se encontra patente ao público no átrio da escola Febo Moniz.     Os vencedores do Concurso de 2019 foram os seguintes: 1.º Joana Duarte; 2.º Afonso Figueiredo; 3.º Vasco Neto.
     O Clube de Jornalismo dá os Parabéns a todos os participantes e, em especial, aos vencedores.