Texto de opinião: "Os jovens e a importância da imagem"
Hoje em dia, a imagem é muito importante para os jovens, sobretudo para os adolescentes que estão a passar por uma fase de mudança que lhes traz bastante insegurança acerca da sua aparência.
Hoje em dia, a imagem é muito importante para os jovens, sobretudo para os adolescentes que estão a passar por uma fase de mudança que lhes traz bastante insegurança acerca da sua aparência.
Querendo ou não, somos todos bastante influenciados pelo que vemos nas redes sociais ou na publicidade, em especial pelas imagens que nos parecem ser tão perfeitas. Mas, na verdade, o que vemos são só pessoas a quererem ser perfeitas, aplicando filtros, ou até edição profissional nas fotos, fazendo marketing enganoso que na realidade é só uma ilusão. Ao entrarmos numa rede social, por exemplo o Instagram, deparamo-nos com fotos de modelos perfeitos ou influencers e dizemos “Uau, que beleza!”, mas nunca podemos ver realmente o que a pessoa é. Nunca olhamos para uma foto e vemos a real personalidade ou o verdadeiro aspeto físico de alguém.
Na nossa opinião, as pessoas não deveriam querer mostrar algo que não são, pois isso pode distorcer a personalidade e afetar os seus seguidores e pessoas em todo o mundo. Há pessoas que ficam obcecadas com a imagem ao verem a perfeição, que na realidade não existe e na qual não se encaixam. Muitas chegam a suicidar-se ou a entrar em depressão profunda, pois sentem ansiedade e obsessão por mudar o seu corpo (seja através da edição de imagem ou de cirurgias), sofrem com anorexias por quererem ser mais magras e muito mais.
Sim, a verdade é que devemos tratar do nosso corpo, mas não tornar isso uma obsessão. Devemo-nos valorizar, ter amor-próprio e autoestima.
Concluindo, não nos devemos massacrar com as coisas que vemos na internet ou nas revistas, pois ninguém é realmente perfeito. Todos temos os nossos defeitos e a nossa beleza, como diz a Madalena Almeida “Todo o mundo é perfeito do seu próprio jeito!”.
Madalena Almeida
Marta Martins
8.ºA
Comentários
Enviar um comentário