Avançar para o conteúdo principal

Dia da Criança

Em Portugal, o dia das crianças é festejado no dia 1 de junho. O dia da criança foi comemorado, no mundo inteiro a 1 de junho de 1950.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças recebem presentes.
É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham! Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras. Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde. Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu UNICEF.


Alice Vieira nº3 5ºE

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feliz Aniversário,Tim Tim!

Na passada sexta-feira a nossa mascote, Tim Tim, fez 85 anos! O seu criador, Hergé, criou-o a 10 de janeiro de 1929. Apareceu pela primeira vez num suplemento juvenil  (Le Petit Vingtième)  para o jornal de Bruxelas Le Vingtième Siècle.  A data calhou numa quinta-feira, o dia da semana em que o suplemento foi publicado. Naquela época, as crianças tinham as quintas-feiras de folga da escola, compensando o facto de terem aulas aos sábados. André Manso 6º E

Ano letivo 2024-2025

 O Clube de Jornalismo e Comunicação deseja a toda a comunidade educativa um Excelente ano letivo!

ESMA - Associação de Estudantes eleita

   Na sexta-feira, dia 22 de novembro, ocorreu a eleição para a Associação de Estudantes da Escola Secundária Marquesa da Alorna. Para esta eleição, candidataram-se duas listas - S e P, tendo saído vencedora a lista P.                                 Texto de Catarina Travessa, 9ºB