Avançar para o conteúdo principal

Sophia de Mello Breyner Andresen


O espólio (poemas manuscritos, cartas, cadernos com anotações pessoais, fotografias,etc) da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen foi hoje oficialmente doado pela sua família à Biblioteca Nacional, em Lisboa, onde se inaugurou, também hoje, uma exposição sobre a sua vida e obra.



Fundo do mar

No fundo do mar há brancos pavores,
Onde as plantas são animais
E os animais são flores.

Mundo silencioso que não atinge
A agitação das ondas.
Abrem-se rindo conchas redondas,
Baloiça o cavalo-marinho.
Um polvo avança
No desalinho
Dos seus mil braços,
Uma flor dança,
Sem ruído vibram os espaços.

Sobre a areia o tempo poisa
Leve como um lenço.

Mas por mais bela que seja cada coisa
Tem um monstro em si suspenso.



Sophia de Mello Breyner Andresen
Obra Poética I
Caminho

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Feliz Aniversário,Tim Tim!

Na passada sexta-feira a nossa mascote, Tim Tim, fez 85 anos! O seu criador, Hergé, criou-o a 10 de janeiro de 1929. Apareceu pela primeira vez num suplemento juvenil (Le Petit Vingtième) para o jornal de Bruxelas Le Vingtième Siècle. A data calhou numa quinta-feira, o dia da semana em que o suplemento foi publicado. Naquela época, as crianças tinham as quintas-feiras de folga da escola, compensando o facto de terem aulas aos sábados.


André Manso 6º E







Projeto Erasmus + 
    Durante a semana de 29 de abril a 3 de maio, o Agrupamento de Escolas de  Almeirim recebeu as escolas parceiras do projeto "Lifelong Education and Guidance". 
    Na última mobilidade deste projeto, professores e alunos de Espanha, Itália, Roménia e Portugal  trabalharam em conjunto na realização de atividades desenvolvidas desde setembro de 2017. Salienta-se que alguns dos objetivos são a partilha de boas práticas e a implementação de projetos nas escolas, com vista ao desenvolvimento dos alunos em vários domínios e à sua preparação/educação para o futuro.     Foi no âmbito desta partilha de boas práticas que se procedeu, no dia 2 de maio, à sessão de lançamento do manual "Emocionário - Projeto de Promoção de Competências Socioemocionais em Contexto Escolar", na Escola Secundária Marquesa da Alorna. Este manual serve de suporte às práticas letivas, de modo a que todos os professores possam aplicar, em contexto de aula, atividades que vão ao en…
VII Concurso de Fotografia do Agrupamento de Escolas de Almeirim
     Realizou-se na passada quarta-feira, dia 24 de abril, pelas 17h, a entrega dos prémios referentes ao Concurso de Fotografia promovido pelo AEA, cuja Exposição se encontra patente ao público no átrio da escola Febo Moniz.     Os vencedores do Concurso de 2019 foram os seguintes: 1.º Joana Duarte; 2.º Afonso Figueiredo; 3.º Vasco Neto.
     O Clube de Jornalismo dá os Parabéns a todos os participantes e, em especial, aos vencedores.